segunda-feira, 28 de março de 2011

Ricardo Coutinho na Feira Literária de Boqueirão



A segunda edição da Feira Literária de Boqueirão (Flibo) foi encerrada neste domingo (27) com uma “aula espetáculo” do escritor paraibano Ariano Suassuna, ministrada no início da noite, na casa de shows Hitz. O governador Ricardo Coutinho, acompanhado da primeira dama Pâmela Bório, esteve presente ao evento e destacou a sua importância, afirmando que acredita no poder da transformação da sociedade através da cultura.
Antes da palestra do escritor Ariano Suassuna, o governador Ricardo Coutinho fez pronunciamento, no qual afirmou ter “certeza absoluta de que o caminho e redenção da Paraíba, o caminho de avanço da Paraíba passa pela cultura”. E, bastante aplaudido, arrematou: “Não existe força do povo sem cultura”.
Ele considerou a Flibo um evento consolidado, que deve ser tratado como diamante bruto e se expandir a cada ano; e disse que não poderia deixar de estar presente devido à enorme e verdadeira admiração que tem pelo escritor Ariano Suassuna, a quem apelidou de o Dom Quixote do Cariri, “uma pessoa que vê muito adiante e sabe ler o sentimento do nosso povo como poucos criadores souberam ao longo da nossa história”.

Depois, em sua palestra, Ariano Suassuna retribuiu os elogios do governador Ricardo Coutinho confessando de público seu contentamento com o resultado das eleições ao Governo da Paraíba. “Vocês não sabem como eu torci pela eleição de Ricardo”, enfatizou, lembrando ainda da homenagem que este lhe fez quando era prefeito de João Pessoa, com a inauguração do monumento “A Pedra do Reino”.
Além do governador Ricardo Coutinho, também estiveram presentes o prefeito Carlos José Castro Marques, lideranças políticas da região, entre as quais os ex-prefeitos Carlos Dunga e João Fernandes, auxiliares do Governo do Estado e da Prefeitura de Boqueirão, escritores e poetas, além da população, que ouviu atenta a palestra do escritor paraibano Ariano Suassuna.
A Flibo – A II edição da Feira Literária de Boqueirão começou no dia 24 de março e se encerrou neste domingo (27) com uma programação em homenagem ao escritor Ariano Suassuna, tratando o tema ´Diversidade e Identidade Cultural: Preservando os saberes e fazeres de um povo´.
Durante os quatro dias foram realizadas palestras, mini-cursos, lançamentos literários e conversa com escritores. Ao todo foram 60 oficinas que trabalharam com estudantes da rede pública a obra de Ariano Suassuna.
A Flibo foi uma realização da Prefeitura Municipal de Boqueirão e da Associação Boqueirãoense de Escritores (ABES), com apoio do Governo do Estado e do SEBRAE.

2 comentários: