quarta-feira, 16 de março de 2011

Evento Literário de Boqueirão anuncia Programação



Por: Audaci Junior

Advogado, professor, teatrólogo e romancista, desde 1990 ocupa a cadeira número 32 da Academia Brasileira de Letras. O paraibano imortal Ariano Suassuna é o homenageado da 2ª edição da Feira Literária de Boqueirão (Flibo), que acontecerá no período de 24 a 27 de março, no município localizado na Região Metropolitana de Campina Grande.
Com o tema ‘Diversidade e Identidade Cultural: preservando os saberes e fazeres de um povo’, Boqueirão comportará novidades literárias como parte de sua programação, assim como palestras, debates, minicursos e lançamentos. O alunado das escolas municipais se envolverá com a Flibo, através da Marcha pela Literatura, que irá percorrer as principais ruas da cidade acompanhada das Bandas Marcial e Filarmônica.
Entre os temas dos debates, poetas cordelistas, folclore, regionalismos na literatura, a prosa na internet, o cordel no cinema, guia para escritores iniciantes, literatura afro-brasileira, cultura popular e erudita. Os horários, locais e a programação completa estão disponível no blog do evento (flibopb2011.blogspot.com).
Entre os minicursos, em parceria com a Associação Brasileira de Estudos Comparativos (Abrec) contos folclóricos de várias partes do mundo, como o Brasil, Chile, França, Espanha, Palestina, Romênia e da Índia serão abordados.
As inscrições para os minicursos serão feitas gratuitamente através do e-mail (flibopb@gmail.com) ou na Sede da Associação Boqueirãoense de Escritores (Abes), na rua da Independência, Centro. São oferecidas 60 vagas para cada tema.
ABERTURA
No dia 24 de março, o escritor Bráulio Tavares fará uma palestra de abertura, a partir das 19h30, na Casa de Shows Hitz e Eventos. De acordo com o blog da Flibo, o homenageado Ariano Suassuna ainda confirmará sua presença para uma aula espetáculo.
Após a palestra, entra em cena o cantor Fredy Fevereiro com o show de bossa nova Desde que o Samba é Samba. Após a apresentação do cantor, natural do Paraná, a música segue no Centro Turístico (praça da Abes) com a música popular brasileira dos irmãos Patrícia e Júnior Menezes. O local, inclusive, servirá de palco para os shows de MPB e o tradicional forró pé- de-serra no período do evento, sempre a partir das 22h.
A Flibo é uma realização da Prefeitura Municipal de Boqueirão e da Associação Boqueirãoense de Escritores, com apoio do Sebrae, governo do Estado, Centro de Formação Artística (Cefar), Abraec e Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope).
FONTE:  Jornal da Paraíba - Vida e Arte
Edição Dia 16 de março de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário