LITERATURA

Festa Literária de Paraty 2013


Novamente com curadoria do jornalista Miguel Conde, a 11ª edição da Festa Literária Internacional de Paraty será realizada entre os dias 3 e 7 de julho de 2013 e celebrará a obra de Graciliano Ramos.
No próximo dia 27 de outubro se completam 120 anos do nascimento do autor, natural de Quebrângulo, Alagoas. Escritor, jornalista e político, Graciliano Ramos teve uma vida em que a literatura e a política se entrelaçaram e, não raro, as convicções e atividades políticas inspiraram suas obras de forte conteúdo social.
Memórias do Cárcere revela sua amarga experiência no período em que esteve preso durante a ditadura de Getúlio Vargas, em 1935, acusado de subversão. Vidas Secas, um de seus mais celebrados trabalhos, retrata, por meio de um relato indignado, as agruras dos retirantes nordestinos castigados e humilhados pela seca.
Os escritores homenageados nas edições anteriores da Flip foram Vinicius de Moraes (2003), Guimarães Rosa (2004), Clarice Lispector (2005), Jorge Amado (2006), Nelson Rodrigues (2007), Machado de Assis (2008), Manuel Bandeira (2009), Gilberto Freyre (2010), Oswald de Andrade (2011) e Carlos Drummond de Andrade (2012).



A partir do próximo dia 9 até 27 de abril, artistas e produtores culturais de todo país poderão enviar suas propostas artísticas para participar do Festival de Inverno de Garanhuns 2012. O edital da Convocatória (em anexo) tem por objetivo democratizar o acesso dos artistas a este que é um dos festivais de arte e cultura mais importantes do país. É também uma forma da comissão responsável pela montagem da programação tomar conhecimento dos novos projetos artísticos que estão sendo realizados no país, em todos os segmentos: música, teatro, dança, circo, artes visuais, formação, entre outros; formando, com isso, uma grade diversificada e de qualidade.

Secult-PE e Fundarpe lançam convocatória nacional para o FIG 2012

22º edição do Festival acontece de 12 a 21 de julho e recebe propostas artísticas e de formação cultural até 27 de abril

A programação cultural do 22º FIG – que acontecerá de 12 a 21 de julho – contará com oficinas, shows, cortejos, performances, intervenções, espetáculos, palestras, exposições, mostras, encontros, ações de patrimônio, entre outras atividades. As propostas devem ser entregues no protocolo da Fundarpe (Rua da Aurora, 463/469 – Boa Vista – Recife) ou enviada pelos Correios. O resultado será divulgado no dia 11 de junho.
Confira AQUI a Convocatória Nacional.

Confira AQUI os formulários para inscrição de propostas artísticas e de formação cultural.

Cabruêra lança novo trabalho




De volta de Minas Gerais, onde fez uma breve turnê pelas cidades de Juiz de Fora, Sete Lagoas e Belo Horizonte, a Cabruêra está colocando ordem na casa para embarcar em uma missão espiritual.


Visagens Nordestinas, projeto aprovado pelo edital BNB de Cultura do ano passado, acaba de ser lançado em um box com Nordeste Oculto, novo CD da banda, e Nordeste Desvelado, álbum com fotografias de Augusto Pessoa e textos de Alberto Marsicano, diretor artístico do projeto.

O trabalho, que os mineiros conheceram na semana passada, será conhecido pelos paraibanos no meio do ano. "Estamos estudando uma data para apresentar o projeto em João Pessoa, provavelmente em junho, na Usina Cultural Energisa", conta Arthur Pessoa, vocalista da Cabruêra.

Segundo ele, as faixas do CD já podem ser baixadas gratuitamente no site www.overmundo.com.br/banco/nordeste-oculto-cabruera.

O livro de fotos, porém, não estará disponível em versão digital e será vendido junto com o disco ao preço de R$ 30.

"Este projeto segue a linguagem do Cabruêra, tendo como foco o Nordeste, mas procurando revelar a origem oriental de nossa cultura, que o senso comum desconhece", diz Arthur.

Revelar um Nordeste desconhecido até aos próprios nordestinos foi um desafio que a Cabruêra abraçou junto com o olhar 'estrangeiro' de Alberto Marsicano, uma espécie de guru que influenciou a sonoridade da banda, estabelecendo um diálogo microtonal entre cítara, sanfona e guitarras.

"Todo este universo oriental está presente de uma forma velada no aboio e no canto da viola", ressalta Arthur Pessoa. "Foi só mais um conceito que agregamos ao nosso som, que sempre flertou com estas raízes e também com o rock pesado".

Com participações especiais de Chico César, Chico Correia, Macaxeira Acioly e Haley Guimarães, Nordeste Oculto despertou o interesse de quem já ouviu e resultou no convite para uma viagem à Argentina no próximo mês de maio, junto com Karina Buhr.

Ao lado da cantora pernambucana, os paraibanos vão se apresentar no Niceto Club, em Buenos Aires. O convite é uma consequência do projeto 'Cedo e Sentado', parceria da casa paulista Studio SP com o Circuito Fora do Eixo, que levou a Cabruêra a Minas Gerais.


A Literatura invade a cidade de Boqueirão, Cariri Paraibano, na 3ª Edição da FLIBO




“Nordeste: Literatura e Teatro, do texto ao palco”, é este o tema da III Feira Literária de Boqueirão – FLIBO, que de 21 à 25 de março, irá receber dezenas de convidados e participantes do campo literário e editorial do Brasil, que estão na programação em debates, palestras, oficinas, recitais, lançamentos literários, entre outras atividades. 

Nessa aventura cultural, a literatura e a linguagem, estão no foco, abrindo-se para a universalidade de uma e a amplitude da outra. 

Diversas atividades serão realizadas de forma gratuita, baseadas na promoção e geração de conhecimentos, sem fronteiras culturais e sociais, reunindo um público diversificado e evitando isolamentos de quaisquer naturezas. 

Este ano, a terceira edição da FLIBO homenageia dois grandes ícones da literatura e teatro nordestinos: Bráulio Tavares e Lourdes Ramalho, que estarão presentes na Solenidade de Abertura ao lado do Patrono da Feira, Lau Siqueira e diversas personalidades literárias. 

A Solenidade de Abertura acontece no dia 21/03 às 19h no CEFAR (Centro de Formação Artística), com apresentação da Peça “A Feira” de Lourdes Ramalho com o Grupo Laboratorium da cidade de Bananeiras; mas antes disso, às 15h a FLIBO convida a todos para a "Marcha pela Literatura" percorrendo as principais ruas da cidade ao som da Banda Marcial.

A FLIBO é uma ação conjunta da Associação Boqueirãoense de Escritores (ABES) e Prefeitura Municipal de Boqueirão, e conta, ainda, com o apoio do SEBRAE e Governo do Estado.

Ascom FLIBO.

Palestra Ler está na Moda e Lançamento do Livro "Ser Clara"


Palestra: Ler está na Moda
Com Janaina Rico (DF)
Data: 22/03/2012 | 17h | CEFAR

"Ser Clara" é o primeiro livro da escritora Janaina Rico, um romance ambientado em Brasília, porém cosmopolita no tema.


Clara é uma jovem brasiliense, de 27 anos, que está envolvida com os preparativos de casamento de sua melhor amiga, Laura. Durante a festa conhece um médico rico e famoso, o homem dos sonhos de qualquer mulher. Porém, acaba se envolvendo com um colega da adolescência. Mal sabe ela os obstáculos que viverá pela frente, tais como uma sogra desesperada e até mesmo tentativas de assassinato, até que consiga decidir o que quer da vida.

Trata-se de um livro de linguagem simples e atual, que descreve o cotidiano, os sonhos e as aventuras de uma jovem vivendo entre a realização de uma vida independente e o desejo de conhecer e viver um grande amor. Clara, Laura, João Thomas personificam pessoas que encontramos em nosso dia a dia, no trabalho, nos bares, nas festas. Um passeio pelos desejos e sonhos do imaginário feminino.

Saiba mais no site: http://www.janainarico.com.br/serclara 


 EDITAL CULTURA VIVA PARA VÍDEOS DE CURTA DURAÇÃO



O Laboratório Cultura Viva está com edital aberto para a seleção de vídeos de curta duração, que comporão a grade da revista eletrônica LabCulturaViva. O objetivo da iniciativa é estimular a produção dos Pontos e Pontões de Cultura, com a valorização da diversidade de linguagens e temáticas, contribuindo com a pesquisa universitária. Podem participar obras de qualquer gênero, de todos os estados do Brasil. Os filmes deverão ter entre 2 a 4 minutos de duração, podendo ser captados em qualquer formato, desde que finalizados em janela 16×9 com definição de imagem igual ou superior ao formato HDV.
Ao todo, 39 vídeos serão selecionados com a premiação de R$ 800,00 cada. Podem se inscrever pessoas físicas vinculadas a Pontos de Cultura, ou jurídicas gestoras de Pontos de Cultura. Cada participante pode inscrever até quatro vídeos. As inscrições seguem até o dia 02 de abril e o edital está disponível no endereço www.labculturaviva.org.