sábado, 30 de abril de 2011

Exposição em Caiçara homenageia artista ‘multimídia’ Rafael Carvalho


Por: Audaci Junior


Natural de Caiçara, Brejo paraibano, Rafael de  Carvalho (1918-1981) foi o que se pode apelidar de ‘multimídia’. Participou em mais de 30 filmes como Terra em Transe (1967), de Gláuber Rocha, e O Homem que Virou Suco (1981), de João Batista de Andrade. Atuou em telenovelas clássicas como O Bem-Amado (1973), Gabriela (1975) e Saramandaia (1976), além subir pelos palcos do teatro.
A trajetória de Rafael de Carvalho não se restringiu apenas na atuação. Enveredou pelo mundo da música, compondo músicas que invocam a cultura nordestina como “Arrasta-pé”, gravado pela ‘rainha do choro’ Ademilde Fonseca, na década de 1950.
Amanhã, o Brejo conhecerá um pouco mais sobre o artista da terra, com o lançamento da exposição Rafael de Carvalho, Um Artista do Povo - 30 Anos de Saudades, organizada pelo Grupo Atitude, coordenado pelo professor Jocelino Tomaz.
A abertura acontecerá às 21h, em um casarão histórico ao lado da Igreja Matriz, com a presença da viúva de Carvalho, a atriz Mary Neubauer, apresentação da trajetória do paraibano e músicas compostas pelo artista interpretadas por repentistas e músicos.
A exposição, que ficará por todo o mês de maio, conta com painéis de fotos comentadas, cartazes de filmes, discos, livros e cordéis. Haverá também salas destinadas a exibição constante de filmes e novelas do ator, além de execução de várias músicas produzidas pelo homenageado.

FONTE: Jornal da Paraíba

Nenhum comentário:

Postar um comentário