sexta-feira, 8 de abril de 2011

Eneida Agra: ‘Darei vez e voz aos artistas’



A nova secretária de Cultura de Campina Grande, Eneida Agra Maracajá, atendeu a equipe do JORNAL DA PARAÍBA e falou sobre os planos para a sua administração. Entre as prioridades está um encontro com as bases e a classe artística, “criadores da cultura”.
 Anunciada na útlima terça-feira, pelo prefeito Veneziano Vital, a professora e ativista cultural falou que após sua posse, no final deste mês, fará um mapeamento da cultura na cidade para saber o que está sendo realizado nos bairros campinenses. Eneida comenta que para fazer esse trabalho dará vez e voz aos artistas. 
Apesar de ainda não ter assumido a secretaria, Eneida já prevê as dificuldades que a espera, principalmente, porque, supostamente, só terá um ano e meio para administrá-la. “Se quatro anos de administração não são suficientes para se fazer alguma coisa, imagine um ano e meio. Dentro disso ninguém é milagreiro. Tenho que correr, o tempo é criterioso”, afirma. Ela explica que fará apenas um ensaio, o ponto de partida e deixará o espetáculo para seu substituto. 
Dentre as dificuldades, a financeira também já povoa os pensamentos de Eneida, pois a secretaria  não tem dotação orçamentária e, segundo a professora, terá uma verba, um repasse remanejado mensalmente, até entrar no orçamento de 2012, tendo, no momento, que ser toda estruturada. 
Apesar disso ela se mostra otimista. “Estou confiante porque pra mim foi um gesto de deferência ao nosso trabalho, não posso dizer não a Campina e aos artistas, quero dar minha colaboração a essa primeira secretaria, eu tenho que botar a cultura pra andar, ela não pode ficar enclausurada”.
A estrutura da secretaria comporta os museus, o teatro, a biblioteca municipal e o Centro Cultural Lourdes Ramalho. Com relação ao Teatro Municipal Severino Cabral, que está previsto para ser reinaugurado este mês, Eneida diz que só verá os projetos a serem executados após a posse e tranquiliza quem está à frente destes espaços, “os atuais gerentes continuam, são intocáveis. São cargos onde já estão cada um no seu lugar”.
Com relação ao relacionamento que manterá com o secretário de Cultura do governo do Estado, Chico César, Eneida diz que vai esperar pela posse para poder dar algum passo. “Eu fui confirmada, não fui nomeada. Só serei secretária com a posse no fim do mês, depois da abertura do teatro, não posso dar nenhum passo antes disso”, comenta. 
Reconhecida pela classe artística pelo bom relacionamentro que mantém com todos e pelos trabalhos culturais que desenvolve junto ao Instituto de Arte, Cultura e Cidadania (Solidarium) e ao  projeto Cultura no Presídio, Eneida Agra adianta que o Festival de Inverno de Campina Grande terá outras pessoas na coordenação do evento. “Uma nova equipe vai tomar conta e eu terei apenas minha participação como secretária. Já tenho a equipe e ela vai ser apresentada no dia da posse”, revelou.



FONTE:
Por Maria Zita
JORNAL DA PARAÍBA

Nenhum comentário:

Postar um comentário