quinta-feira, 9 de junho de 2011

Salão de Artesanato vai expor mais de 5 mil produções em Campina

O programa de Artesanato da Paraíba irá promover, desta quinta-feira (9) até o dia 26 deste mês, o 14º Salão de Artesanato em Campina Grande, durante a realização do Maior São João do Mundo. O evento, que acontece na Avenida Severino Cabral, no bairro do Catolé, é uma iniciativa da Secretaria de Estado do Turismo e Desenvolvimento Econômico, através do Programa de Artesanato da Paraíba, com a parceira e o patrocínio do Sebrae e Banco do Brasil.
Durante o 14º Salão, serão apresentadas as produções de 3.400 artesãos, somando mais de 5 mil produções em exposição, entre trabalhos manuais, artesanato e gastronomia. A expectativa de público é de mais de 200 mil visitas durante o evento.
Peças como renda (renascença e labirinto), esculturas de madeira e cerâmica, tecelagem (algodão colorido e tradicional), produtos de decoração e utilitários, brinquedos populares, artigos em palha, sisal, couro e pedras semipreciosas, batique epatch-work, entre outros, serão apresentadas durante a mostra, oriundas de oito regiões do Estado onde existem arranjos produtivos tradicionais, desde o Litoral, Zona da Mata, Compartimento da Borborema, Cariri Oriental e Ocidental, Curimataú, Sertão do Piancó e do Alto Piranhas.
Além de todas as tipologias de artesanato paraibano, o 14º Salão de Artesanato Paraibano conta com a gastronomia regional como mais um atrativo complementar. A programação também é enriquecida por apresentações musicais de grupos regionais, bandas de pífano e apresentações de literatura de cordel, que demonstram a preocupação em preservar manifestações populares.
A mostra deverá explorar a xilogravura e o cordel de José Costa Leite, além, das esculturas em madeira de Maritônio Souza Portela, em diversas representações, entre santos, anjos e pessoas, num cenário de Festejos Juninos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário