quinta-feira, 2 de junho de 2011

FUNARTE TEM NOVO REPRESENTANTE NA REGIÃO NORDESTE

O paraibano Reinaldo Freire assume o cargo para apoiar o aprimoramento, a circulação e a difusão das artes produzidas no Nordeste


Reginaldo Freire é o novo representante da Funarte no Nordeste. Foto: Maíra Brandão

O representante da Fundação Nacional de Artes (Funarte) na região Nordeste agora é o  paraibano Reinaldo Freire. Radicado em Maceió (AL), o músico-educador, compositor e pesquisador aceitou o convite para auxiliar a Funarte em suas ações em prol do desenvolvimento das políticas públicas de fomento às artes visuais, à música, ao teatro, à dança e ao circo.
Oriundo do meio musical, Freire, também conhecido como Naldinho, aprendeu o ABC das partituras na Escola Antenor Navarro e na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Trabalha pela difusão, intercâmbio e circulação dos artistas desde a década de 90, quando integrou o Musiclube da Paraíba, entidade de classe dos compositores desse 
estado. Em 2005, acompanhado do compositor Deyves, representou o estado de Alagoas nasCâmaras Setoriais, e a partir daí se inseriu na articulação nacional dos agentes culturais, participando da criação do Fórum Nacional de Música e do Fórum Permanente da Música de Alagoas.

Aos 45 anos, o músico, que acaba de assumir a função de ser um agente articulador da Funarte na Região Nordeste, pretende incentivar a produção e a capacitação de artistas, o desenvolvimento da pesquisa, a preservação da memória e a formação de público para as artes. “Nas primeiras conversas que tive com a Fundação, ficou muito clara a necessidade de estimular, especialmente, a circulação e o intercâmbio dos artistas do Nordeste, garantindo o registro e mapeamento das manifestações artísticas” explica Reinaldo Freire.

A Funarte no Nordeste
Até 2008 a Fundação Nacional de Artes (Funarte) não tinha um representante atuando no Nordeste. A função foi criada a partir de um esforço da Representação Regional Nordeste do Ministério da Cultura (RRNE/MinC), visando contribuir com o pensar e o fazer artístico, que culminou com a nomeação, no mês de julho do referido ano, do ator, professor e diretor de teatro, Jorge Clésio.

Jorge Clésio colaborou com as atividades da Funarte, desde 2008. Foto: Arquivo RRNE/MinC



No período em que contribuiu com a função, Clésio auxiliou na articulação com Secretarias e Fundações estaduais e municipais de cultura, e atendeu artistas, gestores e produtores, estimulando-os a participar dos editais e bolsas da Funarte. Sempre trabalhando em conjunto com a RRNE/MinC, o gestor também teve papel fundamental na criação da Sala Nordeste, um espaço voltado para difusão, fruição e circulação das Artes Visuais, que funciona no térreo da Regional do MinC, na Rua do Bom Jesus, 237, Bairro do Recife. A Sala, inaugurada em setembro de 2010, é resultado de uma parceria entre o Ministério da Cultura, o Banco do Nordeste (BNB) e a Prefeitura do Recife, por meio da Fundação de Cultura Cidade do Recife (FCCR).



Texto: Maíra Brandão – Ascom RRNE/MinC


Nenhum comentário:

Postar um comentário