segunda-feira, 27 de junho de 2011

Fogueiras da Cultura leva embolada e forró pé de serra para Itabaiana

Após percorrer aproximadamente 1.500 quilômetros e visitar oito cidades paraibanas, o projeto Fogueiras da Cultura desembarca nesta segunda-feira (27) à noite em Itabaiana, onde apresenta os grupos Flor de Caroá, Alexandre Pé de Serra e Beto Brito.
Zelita Calixto e Chico César em Campina Grande

Na cidade do poeta Zé da Luz e do sanfoneiro Sivuca, a estrutura do caminhão-palco será montada na Praça Epitácio Pessoa. Os shows começam às 19h e o acesso à programação é gratuito.
O projeto Fogueiras da Cultura é executado de acordo com as políticas de interiorização das ações culturais e democratização do acesso à cultura, definidas como prioridades da gestão estadual. De acordo com o secretário da Cultura, Chico César, “esta é mais uma ferramenta de afirmação da identidade paraibana. Estamos promovendo a cidadania e empoderando o movimento cultural do Estado”.
Benedito do Rojão em Campina Grande
Flor de Caroá – Há 11 anos o grupo Flor de Caroá leva ao público da Grande João Pessoa canções que representam a cultura popular nordestina, expressas em xaxados, baiões, forrós e xotes. O grupo se destaca pela poética das letras e os arranjos que dão corpo às canções autorais e releituras de composições de cancioneiros nordestinos.
Alexandre Pé de Serra – Compositor desde a adolescência, Alexandre Pé de Serra divide o tempo entre a profissão de enfermeiro e a carreira artística. Defensor da cultura nordestina, participa de movimentos pela valorização da cultura tradicional e realiza pesquisas sobre o folclore local, trabalho que resultou no disco “Autenticidade Forrozeira”. Atualmente divulga o CD “Matuto Cheiroso”, com canções autorais.
Beto Brito – Piauiense radicado há mais de duas décadas em João Pessoa, Beto Brito traz consigo uma bagagem composta por côco, toré, baião, cordel, rabeca e viola, no trabalho que define como “sem o estereótipo do conservadorismo tradicional e imutável”. Detentor de quatro discos autorais, ingressou na literatura lançando o livro “Bazófias”, onde registra o maior cordel do mundo.
Durante a semana o caminhão-palco ainda percorre as cidades de Cuité nesta terça-feira (28), Alagoa Grande na quarta-feira (29) e Cabedelo na quinta-feira (30), apresentando artistas e grupos que promovem a música e a identidade da música paraibana.
 27 de junho – Itabaiana – Praça Epitácio Pessoa – 19h
- Beto Brito
- Alexandre Pé de Serra
- Flor de Caroá
 28 de junho – Cuité – Praça Cláudio Gervásio Furtado – 19h
- Forró Encabulado
- Amantes do Forró
- Beto Brito
 29 de junho – Alagoa Grande – Praça Jackson do Pandeiro – 19h
- Banda de Pífanos de Caiana dos Crioulos
- Forró Encabulado
- Os Três do Norte
 30 de junho – Cabedelo – Fortaleza de Santa Catarina – 19h
- Orquestra Sanfônica
- Ripa na Chulipa
- Dona Teca do Coco de Roda do Mestre Benedito

Nenhum comentário:

Postar um comentário