segunda-feira, 27 de junho de 2011

Raniery Gomes e Luan Filho de Amazam tocam em toda Paraíba





Durante todo o mês de junho a Paraíba se transforma em um dos maiores arraiais juninos do país. A festa, que movimenta todos os seus 223 municípios, recebe turistas de todos os lugares do Brasil. Do litoral ao Sertão, os dias de São João e São Pedro apresentam uma programação diversificada. Fogueira, quadrilha, fogos de artifício, doces, salgados e celebrações religiosas fazem parte do cenário desta festa tradicional do Nordeste. As atrações musicais variam desde grupos regionais e forró pé-de-serra, até atrações nacionais como Gilberto Gil, Dominguinhos, Alceu Valença, Elba Ramalho, Trio Nordestino, Flávio José, Genival Lacerda, Raniery Gomes, Luan Filho de Amazam, Niedson Lua, Karkará e Sirano e Sirino.

Além das diversas manifestações populares, como quadrilhas e brincadeiras, as comidas típicas são mais uma atração. Como o mês de junho é a época da colheita do milho, grande parte dos doces, bolos e salgados, relacionados às festividades, são produzidos com este alimento. Pamonha, cural, milho cozido, canjica, cuscuz, pipoca e bolo de milho são alguns exemplos.
Quem tem fôlego e quer acompanhar a maratona do forró durante os festejos juninos, pode conferir a programação abaixo do arrasta-pé nas principais cidades paraibanas.
Na Capital – As comemorações têm início nesta quinta-feira (23) e se estendem até o dia 29. Nesse período, 50 atrações como Gilberto Gil, Pinto do Acordeom, Alceu Valença, Trio Nordestino, Os Três do Xamêgo, Genival Lacerda e João Lacerda, Flávio José, Clã Brasil e diversos trios de forró farão shows no Ponto de Cem Réis (Centro), com início previsto para as 19h.
Campina Grande – No ‘Maior São João do Mundo’ a programação teve início no último dia 3 de junho e se estende até o dia 3 de julho, sempre no Parque do Povo. No palco principal já se apresentaram Antonio Barros e Cecéu, Sirano e Sirino, Aviões do Forró, Nando Cordel. No total são 500 shows e atrações musicas. Os festejos juninos em Campina Grande transcendem e enfeitiçam os turistas que têm a disposição trens ornamentados seguindo para o Distrito de Galante, com trios tocando o verdadeiro forró pé-de-serra, durante o percurso de pouco mais de 30 minutos. As saídas são sempre nos finais de semana.
Boqueirão – A festa em Boqueirão começou no dia 23 e termina no dia 28 de junho, na Praça do Forró vão se apresentar cerca de 20 atrações, entre elas Sussa de Monteiro, Karkara, Afrodite, Luan Forró Estilizado, Raniery Gomes, Niedson Lua, trios e grupos de forró pé-de-serra. Há também a exposição “São João – Tradição e Religião”, cavalgadas, corrida de fogueiras, entre outras tradições.
Cariri e Sertão – Seguindo rumo ao Cariri, no município de Monteiro, ou tomando a direção do Sertão, as cidades de Santa Luzia (263 km), Patos (316 km), Itaporanga e Cajazeiras também têm alguns dos melhores festejos juninos do Nordeste.
Patos –  “O Melhor São João da Capital do Sertão” foi aberto na terça-feira (21) e termina no dia  28 de junho. Vão passar pelo Terreiro do Forró: Pinto do Acordeom, Cavaleiros do Forró, Saia Rodada, Solteirões do Forró, Nando Cordel, Eliane, Santana, Forro da Xêta, entre outros.

Brejo Paraibano – Nas cidades de Bananeiras, Areia e Solânea, localizadas no Brejo, os hotéis lotados em todos os finais de semana do mês de junho e nas duas primeiras semanas de julho.
Bananeiras – Na cidade de Bananeiras, na festa de São João vai valorizar a tradição do forró pé de serra, com Trio Origens do Forró, Os 3 do Nordeste, Luiz Bento e banda e Jorge de Altinho, que vão abrir a festa no dia 23 de junho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário