segunda-feira, 14 de novembro de 2011

MAIS DE 60 ATRAÇÕES NO 5º BALAIO CULTURAL DE BOQUEIRÃO


                Serão cinco dias de arte e cultura, com 47 atrações artísticas, entre elas, o grupo maranhense Folia          de Três e o gaúcho Rancho, de luso-descendentes. | Texto: Valdívia Costa

Ninguém vai reclamar de falta de atrativos em Boqueirão, no Cariri paraibano. De 16 a 20 de novembro deste ano, mais de 60 ações serão trabalhadas no 5º Balaio Cultural. Dessas, 47 atrações artísticas, como o grupo maranhense Folia de Três e o gaúcho Rancho, de luso-descendentes, farão a festa. Mas outras 30 ações compõem o evento, realizado pela Prefeitura Municipal de Boqueirão, Governo do Estado da Paraíba e pelo Centro de Formação Artística (Cefar).com apoio cultural do SEBRAE e UEPB.

Durante o Balaio, os turistas visitarão a surpreendente região do Cariri. Por isso, a organização já programou passeios de barco pelo Açude Epitácio Pessoa, no Lajedo do Marinho, para as redes do Sítio Tabuado, além do passeio de catamarã e da famosa peixada paraibana, servida nos restaurantes e hotéis da cidade.

Tudo isso porque o município é respeitado com seu turismo de aventura e cultural. Não só mostras, mas uma parte pedagógica, foram preparadas para os participantes. O evento é um dos mais novos do Estado, mas com potencial de crescimento. Duas atrações de música e dança são destaques, o grupo Folia de Três, que toca e dança a cultura popular do Maranhão, e, o grupo Rancho, de luso-descendentes da cidade de Montenegro, no Rio Grande do Sul.

A programação musical contará com os paraibanos Cabruêra, Sandra Belê, Toninho Borbo e Renata Arruda, entre outros nomes. Na literatura, um sarau poético em plena Feira Central de Boqueirão. “Diversificamos atrações, mas sempre valorizando a arte paraibana”, afirmou o prefeito da cidade, Carlos José.


Ele acha importante atrelar turismo e cultura para desenvolver essas potencialidades juntas. Boqueirão possui cerca de 15 mil habitantes, é cercada por uma natureza generosa devido aos seus reservatórios de água, como o Boqueirão, um dos maiores açudes da Paraíba. A cidade ainda é forte na produção de redes de dormir e possui uma boa estrutura turística, com pousadas, hotéis e restaurantes aprovados pelos visitantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário